Educação Financeira – Férias escolares gastando pouco
05/07/2019
Ideias para entreter as crianças nas férias sem gastar muito
As férias escolares do meio do ano são uma boa oportunidade para tirar as crianças da rotina. Dá para fazer muitas coisas gastando pouco dinheiro, como atividades ao ar livre, em casa, passeios culturais, e muitas outras coisas que elas não fazem no período escolar.
Vamos dar algumas dicas para você já ir planejando o que fazer com as crianças gastando muito pouco. Então, anota aí:
 
Revezamento de pais
Se as suas férias do trabalho não vão bater com as das crianças, uma estratégia é conversar com os pais dos amiguinhos e fazer revezamento para as atividades. Assim, você economiza combustível ou o valor do transporte, além de perder menos dias de trabalho para ficar com as crianças. Uma baita ajuda, né?
 
Artes manuais
Escolha um dia das férias para que as crianças possam fazer artes manuais. Dê papel, lápis de cor, giz de cera, tinta, tesoura, cola, glitter, lantejoulas, sucata (garrafas PET, latas, tubos usados) massinha de modelar, argila... o que você tiver em casa ou possa conseguir sem gastar muito.
Aí ajude os pequenos a criarem desenhos, pinturas, origamis, peças de artesanatos, pipas.
Abuse da criatividade e defina com eles o que vão fazer com cada “obra” criada.
 
Matinês de cinema
Nas matinês, nos cinemas, os valores dos ingressos são mais baratos. Tente descobrir se o seu cartão de crédito oferece descontos na compra do ingresso. Se quiser economizar o valor do lanche, pode levar a pipoca e o refrigerante de casa, que custará bem menos. Pode ficar tranquilo: os cinemas não podem impedir ninguém de entrar com alimentos.
Agora, se você fez as contas e percebeu que a ida ao cinema vai comprometer o orçamento, uma boa solução é escolher um filme com os pequenos e reunir a família para assistir em casa.
Assim, se economiza o valor das entradas, do transporte e da alimentação, além de fortalecer a união entre pais e filhos.
 
Momento na cozinha
Leve os pequenos para a cozinha e, juntos, preparem um cardápio para o lanche com os amigos, para o acampamento em casa ou outro evento que eles vão participar.
Para que a atividade seja divertida, as crianças precisam colocar a mão na massa (às vezes, literalmente).
Um piquenique é um ótimo programa para comer tudo isso e se divertir com a criançada.
 
Passeios sociais
E que tal levar os pequenos para visitar locais que nunca estão em sua programação de passeios? Exemplo: ONGs que trabalham com animais. Eles podem passar um dia divertido e ainda aprender muito sobre abandono dos bichos.
Antes de sair para a visita, prepare uma bolsa com lanches para quando bater aquela fome.
 
Roteiro Cultural
Pesquise sobre as atrações culturais gratuitas ou com preços acessíveis. Nas férias, os shoppings, teatros e bibliotecas públicas, costumam promover atividades como contação de histórias e oficinas de artesanato.
Combine com as crianças o valor que poderá ser gasto para comprar comidas e bebidas. Dessa forma, elas começam a aprender desde cedo o valor do dinheiro e a importância do planejamento financeiro. Férias também é época de aprender!
 
Lembrando que a Boa Vista SCPC disponibiliza uma cartilha de educação financeira infantil com atividades e ensinamentos lúdicos que ensinam aos pequenos a importância de poupar. Já para você tem a cartilha de orçamento doméstico e uma planilha para fazer o controle das despesas e rendas do mês. Baixe já, é tudo de graça!

Viagem de fim de semana
Sabe aquele amigo ou parente que tem uma casa na praia, na serra ou no campo? Peça para ele emprestá-la por um fim de semana e viaje com os filhos!
Leve os alimentos para as refeições. Se for necessário comer fora, boa parte dos restaurantes têm menu kids (pratos para crianças), com preços mais acessíveis.
 
Visitas a parques, museus, zoológico...
Procure saber se na sua cidade há programação especial para as crianças no mês de julho em parques, museus, zoológicos e leve seus filhos.
Outra opção é organizar visitas a estes locais e vocês mesmos fazerem a programação do passeio.
 
Viu como não é difícil preparar uma agenda de atividades paras as crianças nas férias gastando pouco? Prepare o roteiro das férias e aproveite com os filhotes!

FOTOS
ACIB ASSOCIADOS BENEFÍCIOS CALENDÁRIO NOTÍCIAS CONTATO
Whats
Copyright © | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS