ACI de Bastos participa de evento regional de novo serviço
30/05/2019
Walter Ihoshi é o atual presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo, e falará sobre o Cadastro Positivo
O presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Bastos, José Claudio Caldeira, juntamente com a gerente administrativa da associação comercial de Bastos, Alessandra de Oliveira Segura Pereira, acompanhada da responsável pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da entidade bastense, Karina Frederico da Silva e ainda a agente de registro da Certificação Digital, Mayara Portugal Costa, todos participam de encontro regional que acontece na próxima sexta-feira, dia 31, as 9h30, na cidade de Marília, na sede da associação comercial mariliense, quando o vice-presidente da diretoria executiva da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Marco Aurélio Bertaioli e do presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Walter Ihoshi, bem como o representante da Associação Nacional do Bureaus de Crédito, Dirceu J. Gardel Filho, falarão sobre o Cadastro Positivo, que entra em vigor em Agosto.
De acordo com o presidente da associação comercial de Bastos o evento é importante para esclarecer questões ainda não muito claras do funcionamento desta nova ferramenta que deve favorecer o comércio varejista em todos os sentidos. “Um passo importante para o varejo em que as associações comerciais devem estar preparadas”, falou o dirigente de Bastos que convocou os demais integrantes da comitiva para participarem do evento que promete esclarecer muitas questões ainda desconhecidas, por ser algo bem novo. “Desde 2011 se fala no Cadastro Positivo, mas depois de ser sancionado pelo Presidente Bolsonaro é que entrará em vigor efetivamente em agosto”, ressaltou o presidente da Acib que vem reunindo informações a respeito para preparar a equipe de trabalho da associação comercial para assessorar os comerciantes associados da entidade.
De acordo com Alessandra de Oliveira Segura Pereira antes da alteração da lei que tornou automática a entrada no cadastro, o sistema funcionava com baixa adesão, pois era necessário que cada pessoa preenchesse e assinasse um termo autorizando a abertura do seu cadastro positivo e disponibilizando sua nota - ou score - nas instituições financeiras ao SCPC. “Com a nova lei, além do acesso automático ao cadastro para quem possui CPF, o usuário que não deseja participar do banco de dados terá de pedir a sua saída”, disse a dirigente de Bastos ao destacar que a justificava do governo para aprovar a lei é que as novas regras criam um cenário de democratização no mercado de crédito brasileiro, facilitando o acesso de pessoas que não possuem referências formais, como conta em banco ou demonstrativos de vencimentos, a empréstimos, crediários, consignados ou financiamentos. “O Cadastro Positivo vai contribuir para que usuários que possuem uma nota mais alta consigam melhores condições na relação comercial”, disse ao estimar que a medida deve, mesmo, entrar em vigor somente em outubro de 2019. “Vamos precisar aprender a lidar com isso antes”, avisou.
Tanto o presidente José Claudio Caldeira, como a gerente Alessandra de Oliveira Segura Pereira e demais integrantes da comitiva de Bastos, esperam que o encontro esclareça pontos técnicos e mostre como as associações comerciais atuarão com este novo serviço. “Passaremos a fornecer informações sobre os bons e maus pagadores”, ressaltou a gerente administrativa da associação comercial de Bastos que já tem em mente a criação de protocolos de atendimento para ambos os serviços. “Nosso raio de atuação no varejo será ampliado”, acredita a dirigente de Bastos que já participou de outros eventos sobre o Cadastro Positivo. “Estamos nos preparando”, tranquilizou.

FOTOS
ACIB ASSOCIADOS BENEFÍCIOS CALENDÁRIO NOTÍCIAS CONTATO
Whats
Copyright © | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS