Comércio de Bastos com atendimento especial em Março
04/03/2019
Calendário completo do funcionamento do comércio de Bastos durante o ano está disponível no portal da Acib
Depois das comemorações do Carnaval que este ano coincidiram com os dias do mês de Março, as lojas do comércio de Bastos estão com atendimento especial, depois de decisão tomada pelos comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Bastos (ACIB), que no último dia 02 estiveram com as lojas abertas das 9 as 13 horas, enquanto que na terça-feira, dia 05, o comércio estará fechado e na quarta-feira, dia 06, o funcionamento em meio período das 13 as 18 horas. “Este mês de Março foi atípico”, disse o presidente da associação comercial, José Cláudio Caldeira, ao divulgar o calendário de atendimento do comércio de Bastos no mês de Março. “É preciso que comerciantes e consumidores tenham conhecimento dos dias e horários de funcionamento das lojas”, falou o dirigente bastense.

No dia 09, no próximo sábado, as lojas da cidade estarão funcionando das 9 as 17 horas, enquanto que nos sábados seguintes, o atendimento nas lojas bastenses serão normais. Nos dias 25 e 26, segunda e terça-feira respectivamente, o funcionamento das lojas serão das 9 as 18 horas, havendo a compensação dos dias especiais, conforme o combinado nas duas semanas finais do mês. “Desta forma empregadores e empregados ficam regularizados quanto as horas trabalhadas”, disse Alessandra Segura Pereira, gerente administrativa da ACI de Bastos. “Estamos seguindo o que foi decidido”, justificou a dirigente da Acib ao lembrar dos horários estabelecidos pelos comerciantes e com representantes do sindicato dos trabalhadores no comércio.

O mês de Fevereiro foi considerado atípico, também, por não contemplar o Carnaval como de costume. Isso fez com que a média de dias trabalhados fosse elevada e dentro da média anual. “Foram mais dias úteis trabalhados o que para o comércio é benéfico”, disse José Cláudio Caldeira ao fazer a média anual de dias trabalhado no mês durante o ano, em que o mês de Fevereiro sempre por ter menos dias e o carnaval, ficava muito abaixo da média. “Apesar do Carnaval não ser feriado, o ponto facultativo nas repartições públicas dá a impressão de feriado”, comentou o dirigente que apesar do Carnaval ter caído no mês de Março, a média de dias úteis de trabalho não foi afetada. “Por que normalmente em Março não tem feriados”, ressaltou o dirigente bastense.

PUBLICIDADE – O presidente da Acib, José Cláudio Caldeira, aproveitou para solicitar aos comerciantes em geral que divulguem o horário de atendimento das lojas da cidade de Bastos sempre que possível nas mídias eletrônica e virtuais. “Se possível deixe a informação de fácil visualização dentro da loja”, sugeriu o dirigente ao lembrar que no portal da associação comercial (www.acibastos.com.br) tem o calendário dos 12 meses do ano a disposição de qualquer pessoa. “A decisão do calendário anual foi dos próprios comerciantes, e cabe a associação comercial fazer cumprir o desejo da maioria”, comentou o presidente da associação comercial que considera importante os consumidores terem conhecimento do dia e do horário de funcionamento do comércio de Bastos.