Associação Comercial e Sebrae promovem encontro sobre gestão
21/02/2019
Evento em Bastos enfatizou a importância do controle do fluxo de caixa nas empresas
Com o objetivo de orientar os empreendedores quanto a importância de se ter um fluxo de caixa efetivo dentro da empresa, a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Bastos (ACIB) e o Escritório Regional do Sebrae, promoveram no último dia 20, quarta-feira, uma capacitação com o propósito dos participantes terem conhecimento do controle necessário da saúde financeira da empresa. “É de fundamental importância que o empreendedor organize o fluxo de caixa da empresa para não perder dinheiro”, disse o presidente da associação comercial, José Claudio Caldeira, que considera importante a realização destes encontros voltados para a administração empresarial. “Precisamos orientar os empreendedores para estimular a rentabilidade da empresa”, falou entusiasmado.

Dentro da programação do encontro realizado na sede da associação comercial local, foram debatidas questões como: controle do caixa e as vantagens; regime de caixa e regime de competência; organização dos controles financeiros; definição do fluxo de caixa; provisões de caixa; elaboração do fluxo de caixa e pró-labore. “São questões do dia a dia da gestão da empresa de fundamental importância para a continuidade do negócio”, disse a gerente administrativa da associação comercial local, Alessandra Segura Pereira, que considerou válido o número elevado de participantes presentes no auditório “Takami Shibata”, que contou com a presença de Nélio Cunha, analista de negócios sênior do Sebrae-SP. “Ele foi bem expositiva e direta nestas questões delicadas”, resumiu a dirigente de Bastos.

Em Finanças, o fluxo de caixa, refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. “Isso quer dizer que o gestor precisa ser vigilante de forma permanente sobre todos os detalhes financeiros da empresa”, reforçou o convidado que durante praticamente duas horas orientou como fazer com que os empreendedores conduzam esta função de maneira fácil e simples. “Não se trata de ser considerado um “bicho papão”, mas sim algo que será realizado no dia a dia de forma natural e necessária”, completou Alessandra Segura Pereira que pretende promover novo encontro sobre o tema, diante dos pedidos de outros associados que se interessam pelo assunto, mas que não tiveram a oportunidade de participar deste encontro realizado. “Sem dúvida uma questão que interessa a todos”, comentou.

Essa é mais uma atividade do “Sebrae Aqui”, localizado na sede da Associação Comercial e Industrialde Bastos (ACIB), numa parceria com a Prefeitura Municipal e com o Escritório Regional do Sebrae, fazendo com que os empreendedores da cidade tenham acesso a conhecimento de diversos temas relacionados a empresa, bem como possam participar das atividades organizadas pelo Sebrae. “O Sebrae Aqui é um posto de conhecimento empresarial dentro da associação comercial”, definiu o presidente da ACIB. “Com o Sebrae Aqui o empresariado passa a ter conhecimento estudando e praticando”, falou José Claudio Caldeira ao enfatizar a parceria realizada que beneficia o empresariado em geral. “Quem necessita de conhecimento sobre como conduzir a empresa, deve procurar o Sebrae Aqui, em Bastos, na associação comercial”, sugere o dirigente bastense.

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME