Associação Comercial disponibiliza documentação na internet
25/03/2020
José Claudio Caldeira, presidente da associação comercial em Bastos, preocupado em informar os associados sobre as medidas
Com o objetivo de orientar os comerciantes que fazem parte da Associação Comercial e Industrial de Bastos, a diretoria da entidade resolveu disponibilizar na internet toda a documentação recebida dos órgãos públicos, com relação ao comportamento empresarial neste período de reclusão doméstica e principalmente de fechamento de grande parte do comércio varejista em geral, através de decretos: municipal, estadual e federal. “A informação será fundamental para que o empresário tome a medida mais certa possível em período de grande instabilidade”, disse o presidente da entidade, José Claudio Caldeira, ao transferir para as mídias eletrônicas e sociais uma boa quantidade de documentação neste sentido.

Para o dirigente bastense nestes locais estão os decretos e as explicações sobre o que pode ser feito neste momento na relação entre empregadores e empregados: “As férias coletivas e as licenças prêmios são as primeiras alternativas”, disse ao lembrar que o Governo Federal vem tomando medidas neste relacionamento que tem mudado bastante o comportamento convencional. “Por isso antes de tomar qualquer medida é preciso se informar primeiro”, falou o dirigente da associação comercial que está com os advogados, jornalistas e publicitários de plantão permanente para informar os associados. “Os demais serviços da entidade estão suspensos por duas semanas”, falou ao tomar a decisão no início da semana. “É preciso estar com atenção constante”, sugere.

Paralelamente as informações trabalhistas e empresariais, a Associação Comercial e Industrial de Bastos está utilizando o material promocional informativo produzido pela Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), no sentido de orientar o comerciante e comerciário de como proceder para evitar a proliferação do vírus Covid-19 dentro do estabelecimento comercial, principalmente daquelas empresas que são consideradas essenciais neste período de pandemia. “São 13 lembretes produzidos em que os comerciantes e comerciários devem prestar atenção, e ajudarão na auto preservação, principalmente”, disse Alessandra de Oliveira Segura Pereira, gerente administrativa da associação comercial em Bastos. “Estão todos disponíveis nas nossas mídias sociais”, falou ao centralizar na página do Facebook todo o material necessário para as orientações sobre o Coronavirus no varejo local.

Com a dispensa temporária dos funcionários todas as atividades da associação comercial bastense foram suspensas, inclusive as palestras em parceria com o Escritório Regional do Sebrae, que até o momento foram todas cancelas. Os postos de atendimento do Sebrae e da Unimed estão com atendimento eletrônico, via telefonia ou internet. “O mesmo acontecendo com a secretaria da associação comercial”, acrescentou Alessandra de Oliveira Segura Pereira. “Infelizmente não tem previsão de nova realização”, lamentou a gerente administrativa da entidade. “Estamos atentos com o comportamento do Governo Federal e havendo a necessidade, vamos informar os empresários do que deve ser o comportamento empresarial neste período de crise generalizada”, disse  o presidente José Claudio Caldeira.