Cresce consulta entre empresas em Bastos
17/01/2020
Cai consultas sobre emissão de cheques no comércio da cidade de Bastos
Levantamento apresentado pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial e Industrial de Bastos apresentou elevação nas consultas entre empresas junto ao banco de dados da instituição no comparativo anual. Isto quer dizer, segundo o presidente da associação comercial local, José Cláudio Caldeira, que o empresário bastense está consultando mais previamente antes de efetivar uma negociação empresarial. “Isto é bom, pois, o empresário que está em negociação passa a ter mais segurança ao fecha um negócio”, disse o dirigente ao verificar a elevação de 1% no comparativo com o mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 622 consultas este ano, diante das 615 realizadas no ano passado. “O importante é consultar e saber com quem está negociando para não ter surpresas desagradáveis no futuro”, justificou.
 
Segundo José Cláudio Caldeira durante todo o ano de 2019 existiram meses, como Julho em que a elevação chegou a 78% no comparativo mensal, ou então, em Fevereiro que atingiu 51% a mais do que em 2018. “Foram seis meses com mais consultas a mais do que em 2018 e outros seis meses a menos”, disse o presidente da associação comercial, mas na média a diferença foi bem pouca. “Mas o importante é que o empresário continue consultando antes de fechar um negócio, pois, a inadimplência é um perigo constante e a melhor arma para diminuir a inadimplência sempre será a informação cadastral, seja do consumidor ou da empresa com quem negociamos”, ensinou o experiente empresário.
 
Outra informação que chamou a atenção do presidente da associação comercial é quanto as consultas referentes as emissões de cheques no varejo de Bastos. Em 2019 houve uma diminuição na consulta de (-) 36,8% o que representa uma menor utilização deste meio de pagamento que vem diminuindo a cada ano com o crescimento do uso dos cartões de crédito, débito e benefícios, no comércio em geral. “Sem contar os pagamentos à vista que são crescentes”, disse José Cláudio Caldeira que vem verificando este tipo de comportamento, também em Bastos. No ano passado foram apenas 272 consultas realizadas no sistema do SCPC da associação comercial bastense, diante das 431 realizadas em 2018. “Essa é uma tendência natural devida a mudança de comportamento normal no varejo com o uso cada vez menor dos cheques”, constatou o presidente da associação comercial. “Dos 12 meses no ano, os quatro últimos não tivemos nenhuma consulta”, disse surpreso ao verificar nem uma consulta realizada nos meses de Setembro, Outubro, Novembro e até de Dezembro quando acontece o Natal em que as vendas são mais intensas.
 
O sistema de consultas do SCPC da associação comercial de Bastos é um trabalho em conjunto com a Boa Vista SCPC e tem as informações nacionalizadas, com cobertura em todo o território nacional. O acesso é rápido, fácil e direto, disponibilizado para os associados da entidade. Através da informação é possível ter conhecimento cadastral do CPF e do CNPJ com diversas informações disponibilizadas no sentido de decidir sobre a liberação de crédito, e até mesmo a constatação de idoneidade. Dependendo da profundidade das informações é possível tomar conhecimento sobre bens e propriedades e até informações jurídicas. “Nosso sistema é o mais completo do mercado e com a maior área de atuação”, garante José Cláudio Caldeira. 
FOTOS
ACIB ASSOCIADOS BENEFÍCIOS CALENDÁRIO EVENTOS NOTÍCIAS CONTATO
Copyright © | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS