Associação Comercial reforça parceria e amplia atuação
10/06/2019
Encontro realizado na sede da associação comercial de Bastos esclareceu detalhes sobre a Certificação Digital
Um café da manhã com representantes de escritórios de contabilidade das cidades de Bastos e Iacri, além do sindicato rural local e dirigentes das associações comerciais de Parapuã, Rinópolis e Rancharia, aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Bastos, este encontro matinal, quando detalhes sobre a importância da Certificação Digital foram explicadas, em virtude do serviço existente na associação comercial bastense. “Foi um encontro muito esclarecedor em que foi possível eliminar dúvidas e discutir a logística dos procedimentos”, disse o presidente da entidade local, José Claudio Caldeira, ao recepcionar os convidados que durante toda a manhã, da última sexta-feira, se dedicaram para debater o assunto de grande interesse entre os envolvidos.
De acordo com Adriano Guedes Pereira, assessor jurídico da Associação Comercial e Industrial de Bastos, o Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. “Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica”, explicou o profissional do Direito, que teve a oportunidade de mostrar aos convidados a importância do documento que passou a ser uma exigência da Receita Federal, por exemplo. “Por identificar no meio eletrônico, ele permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos”, frisou o representante jurídico da Acib, ao orientar os presentes a iniciarem o quanto antes este novo serviço.
Com totais condições de oferecer este atendimento na sede da associação comercial bastense, de acordo com a gerente administrativa da entidade, Alessandra de Oliveira Segura Pereira, existem 2 tipos de Certificado Digital disponíveis: Certificado A1 – que é emitido e armazenado no computador ou no dispositivo móvel (smartphone ou tablet), com validade de 1 ano; Certificado A3 – que é emitido e armazenado na mídia criptográfica (Cartão ou Token), com validade de 1 a 3 anos. “São os mais utilizados e necessários”, reforçou ao mostrar para os representantes de escritórios de contabilidade, sindicato e associações comerciais a estrutura existente na cidade de Bastos, por parte da associação comercial local, sem a necessidade de encaminhar os procedimentos para cidades bem mais distantes. “Sem contar com a agilidade que é peculiar na Acib”, frisou Alessandra de Oliveira Segura Pereira.
Por ser uma Autoridade de Registro (AR), a Associação Comercial e Industrial de Bastos pode emitir o e-CPF, que é a Identidade Digital da Pessoa Física no meio eletrônico. “Com a certificação digital é possível ser utilizado para assinar documentos com validade jurídica, se comunicar com a Receita Federal do Brasil (RFB) e dar andamento aos serviços oferecidos pelos governos estadual e federal, além de, acessar o eSocial e o Conectividade Social, e enviar a Declaração do Imposto de Renda com muito mais facilidade, entre outras aplicações”, mostrou Adriano Guedes Pereira, que também considerou válido o encontro que foi bem esclarecedor. “Acredito que ninguém ficou com dúvidas”, disse Alessandra de Oliveira Segura Pereira.