18º Congresso FACESP
22/11/2017
INOVAÇÃO

Foi realizado em Atibaia, de 22 a 24 de novembro o 18º Congresso da FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, com o tema Inovação.

Participaram do evento grandes nomes do empresariado e da política brasileira, debatendo temas de grande interesse para o Brasil.

Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae; Rogério Marinho, deputado federal e relator da reforma trabalhista; Guilherme Campos, presidente dos Correios; e Flávio Rocha, presidente da Riachuelo, foram alguns dos palestrantes do evento, onde marcou presença, também, o governador Geraldo Alckmin.

Entre os assuntos que foram discutidos no 18º Congresso Facesp estiveram os efeitos econômicos do cadastro positivo (Claudia Viegas, da LCA Consultores), as tendências para os negócios (Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e a inovação disruptiva (Luiz Rasquilha, professor da FIA, do IE Business School e colunista da CBN). Mas o assunto que dominou os discursos e as rodas de conversa foi a aprovação na Assembleia Legislativa de São Paulo, na noite de 21/11, do PL 874/2016, que acabou com a obrigatoriedade do envio de correspondência com aviso de recebimento (AR) antes da inclusão de consumidores inadimplentes em cadastros negativos e a Carta de Atibaia, ato que marcou o encerramento, onde os empresários paulistas, representados pelas 420 associações comerciais do Estado, reunidos em Atibaia, manifestaram suas posições em relação à situação política, econômica e social do Brasil, no sentido de colaborar para a superação dos graves problemas nacionais e para a retomada do desenvolvimento do País.

"INOVAR está ao alcance de todos, basta saber fazer.", diz Alencar Burti, presidente da FACESP e Associação Comercial de São Paulo.